IMG-20160216-WA0000_edited_edited.jpg

Amor Saudável: é possível?

Conheça esse projeto

"Amor Saudável" é um desejo, e compreende um trabalho em prol do árduo caminho de construção de um relacionamento amoroso feliz, saudável e, principalmente, possível e real. - Elisa Florim

Já há um bom tempo, ouço e vejo pessoas preocupadas com seu relacionamento, ou então, preocupadas por não terem um relacionamento. Muitas mulheres solteiras - não porque querem (se fosse por querer, isso não seria um problema, e sim uma escolha), e sim porque não conseguem encontrar um homem ou mantê-lo para construir uma relação duradoura. Muitos homens em relacionamentos conflituosos, ou em meio a términos e retornos. Muitos casos de baixa autoestima, de pessoas cansadas de não conseguirem construir nada. Muita gente com mágoas. Muita gente infeliz com a sua vida amorosa.

Eu parto do princípio de que, não importa qual seja a sua crença religiosa, nada "cai do céu". Independente da fé que se tenha, nossos pensamentos e comportamentos influenciam nosso meio e somos influenciados por ele. Se o que está dentro muda, o que está fora muda também.

Podemos, através da nossa mudança interna, atrair para nós tudo o que desejamos.

Eu acredito muito no potencial que todo o relacionamento tem para dar certo, independente do que muitos chamam de "compatibilidade" entre duas pessoas. Eu não acredito em "almas gêmeas": acredito, sim, em muito trabalho e disponibilidade emocional para criar maneiras de enfrentar e contornar os conflitos que todo o relacionamento naturalmente possui.


Aprendi que o sentimento não é a única coisa que sustenta uma relação e que, portanto, é preciso aprender a fazer dar certo de maneira saudável e eficaz. É como se fosse um bolo, onde todo o processo e a qualidade de cada ingrediente são importantes para se obter o resultado final. Só que, com uma diferença: em um relacionamento essa "feitura" do bolo nunca termina!


Se você espera por uma linha de chegada, é provável que não conseguirá manter um relacionamento com toda a sua vivacidade e qualidades conquistadas por muito tempo.

O mesmo pensamento vale para encontrar alguém para se tornar nosso(a) companheiro(a) de vida. Todo o processo é importante na hora de criar os meios e as bases pra que esse encontro ocorra e esse relacionamento se desenvolva. Usando a mesma metáfora, é o momento de escolher os ingredientes e pôr a mão na massa para a feitura do seu tão sonhado bolo...

Decidi criar o site, com o título de “Amor Saudável”, com o intuito de ajudar as pessoas nesse processo de conquista, construção e manutenção de um relacionamento. Não precisamos contar apenas com a sorte para sermos felizes no amor: é preciso conhecermos e (re)conquistarmos principalmente a nós mesmos, nos desafiarmos para despertar o amor em nós e, só então, sermos capazes de aprender a amar saudavelmente.

Espero que você goste do conteúdo desse site e que busque dentro de você a solução para o que procura. Todos nós somos capazes de esculpir a nossa felicidade! Conte comigo para esse processo.

Um beijo,

Elisa Florim*

*Psicóloga (PUC-Rio), gestalt-terapeuta (CGTSS), terapeuta de família e casal (CAAPSY) e membro titular da Associação de Terapia de Família do Rio de Janeiro (ATF-RJ), filiada à Associação Brasileira de Terapia Familiar (ABRATEF). Participou de workshops internacionais com renomados terapeutas, como Jean-Marie Delacroix (França), Paolo Quattrini (Itália), Adela Lalin (Argentina), Umberta Telfener (Itália) e Maurizio Andolfi (Itália)